Sábado, 29 de Janeiro de 2022
17°

Chuva

Ibaiti - PR

GERAL CAMPOS GERAIS

Telêmaco Borba quer ser um território 100% circular

Parceria entre Prefeitura e Klabin pretende tornar a cidade um exemplo na gestão de resíduos sólidos

27/11/2021 às 09h45
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Ser um território 100% circular, em que materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico, são transformados, reaproveitados e reciclados em vez de serem enviados para aterros sanitários. Este é o objetivo do projeto que une Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba e Klabin, numa parceria com o Hub Incríveis, rede de inovação voltada para a economia circular e para a geração de impacto positivo. O anúncio do projeto "Telêmaco Borba - Território 100% Circular (TC100)", seus objetivos e desafios foram apresentados num evento nesta sexta-feira, 26 de novembro.

Telêmaco Borba é o primeiro município do Brasil a ter um projeto deste porte implementado, e a ideia é que seja utilizado como modelo e inspiração para outras cidades brasileiras. A iniciativa conta ainda com o apoio do ViraSer, um programa de Logística Reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva implantados pelos municípios, com fortalecimento da atuação dos profissionais de reciclagem, especialmente por meio de suas associações. O Viraser também atua em outros cinco municípios que integram o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, uma parceria da companhia com o Consórcio Caminhos do Tibagi que, desde 2012, contribui com ações que melhoram os indicadores ambientais de Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Reserva e Rio Branco do Ivaí.

Entre os desafios mais importantes do novo projeto, está o de aumentar ao máximo possível a reciclagem de embalagens. Para isso, na primeira fase do TC100, que ocorreu em 2021, o Hub Incríveis realizou um diagnóstico detalhado. Por meio dele, sabe-se que o município recicla ao ano apenas 12% das embalagens. Com este cenário, o projeto mapeou os principais problemas e desafios da gestão de resíduos no território e apontou caminhos e oportunidades para elevar ao máximo este potencial de reciclabilidade. Com isto, a prefeitura e as cooperativas, bem como os cidadãos e entidades privadas, poderão atuar em conjunto. As ações apontadas vão desde melhorias na estrutura das cooperativas, passam por formação e desenvolvimento de lideranças, iniciativas de educação ambiental, e propõem a criação de uma rede de comercialização de reciclados

Os dados mostram que Telêmaco Borba já está no rumo certo. A escolha da região para ser o projeto piloto do TC100 ocorreu em função do avanço das ações da prefeitura e do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. Em 2021, foi realizado um trabalho de fortalecimento nas cooperativas do município, com desenvolvimento das lideranças e melhora da logística e da eficiência produtiva. Também foram incentivadas no município ações de educação ambiental e ampliação da comercialização dos materiais. Um dos melhores indicadores do sucesso foi o aumento do volume de vendas e elevação de mais de 200% na renda média dos trabalhadores da cooperativa, além de melhores condições de saúde, higiene e segurança nas operações

A segunda fase do projeto TC100 ocorre no ano que vem, e consiste em ampliar as ações de educação ambiental no município, fortalecer o plano de coleta seletiva, com nova metodologia (sacolas retornáveis) e instalação de pontos de entrega voluntários. Além disso vai ampliar a rede de comercialização das embalagens recicláveis e propor melhorias nas leis de gestão de resíduos em Telêmaco Borba.

"Transformar Telêmaco Borba em um território 100% circular é cumprirmos, na prática, os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), a chamada Agenda Klabin 2030 alinhada com os objetivos da ONU, diminuindo os impactos e aumentando a sustentabilidade do planeta", afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social da Klabin. Uma das metas da Klabin é zerar o envio de resíduos industriais para aterro até 2030.

"Estamos muito engajados neste projeto, fruto da parceria entre a prefeitura e a Klabin. Acreditamos que ele se tornará um marco socioambiental para Telêmaco Borba e, com a participação de todos, deve inspirar outros municípios brasileiros a qualificar a gestão de resíduos e circularidade de embalagens", afirma Luis Fernando Matos, secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Telêmaco Borba.

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.
 
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
 
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para "Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis", Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
 
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Ibaiti - PR Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
17°
Chuva

Mín. 16° Máx. 23°

Dom 22°C 16°C
Seg 25°C 17°C
Ter 26°C 17°C
Qua 28°C 18°C
Qui 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes