Sábado, 31 de Julho de 2021 23:12
43 99806-1289
POLICIAL CRIME

Polícia Civil recomenda vítimas de racismo e injúria racial a registrarem ocorrência

O registro de boletim de ocorrência é o primeiro passo para o combate a esses crimes.

06/07/2021 09h54
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: PCPR
Divulgação
Divulgação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recomenda vítimas de racismo e injúria racial a registrarem ocorrência em uma delegacia mais próxima. A orientação ocorre no dia nacional de combate à discriminação racial (3), data que relembra a aprovação da primeira norma contra o racismo no Brasil. 

O registro de boletim de ocorrência é o primeiro passo para o combate a esses crimes.

Racismo está previsto na lei 7.716 de 1989 e é um crime caracterizado por discriminação contra o coletivo, referindo-se à crença de que um determinado grupo de pessoas é superior a outro. Já  a injúria racial é um delito praticado contra pessoa específica. 

Em ambos os casos, o preconceito pode ocorrer em decorrência de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional e orientação sexual. 

“O importante é que as pessoas estejam atentas a esses crimes e registrem a ocorrência para que possamos iniciar a investigação. Não podemos deixar esses criminosos impunes”, diz o delegado da PCPR Claudio Marques.

Atualmente Marques está a frente do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção à Vulneráveis, instalado na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa. Os crimes raciais de autoria ignorada e incerta ocorridos na Capital serão apurados por essa equipe. 

DISQUE 100 - A sociedade pode ajudar na luta contra crimes de ódio relacionados ao preconceito e discriminação. Além da própria vítima, presenciando uma conduta discriminatória contra alguém, o cidadão pode denunciar em uma delegacia ou através do disque 100, e também orientar a vítima sobre as providências que podem ser adotadas. O racismo e injúria racial são crimes imprescritíveis e inafiançáveis. 

DATA - Em 3 de julho de 1951 o Congresso aprovou a lei 1.390, mais conhecida como Afonso Arinos, que tornava a discriminação racial contravenção penal. Afonso foi deputado federal e autor da proposta

Ibaiti - PR
Atualizado às 22h55 - Fonte: Climatempo
10°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 18°

° Sensação
22 km/h Vento
65.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 24°

Sol com algumas nuvens