Segunda, 27 de Setembro de 2021
20°

Poucas nuvens

Ibaiti - PR

CULTURA CULTURA

Editais de incentivo à cultura facilitam acesso de projetos do interior do estado

A intenção da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, é abranger produções de todo o Paraná.

31/05/2021 às 09h06
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Diuvlgação
Diuvlgação

Dois editais de incentivo à cultura estão com as inscrições abertas neste momento. A intenção da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, é abranger produções de todo o Paraná. O primeiro, que aceita inscrição até 15 de junho, é o Trilhando Pelo Paraná, que irá contemplar espetáculos de companhias de circo-teatro ou pavilhão. O outro é a terceira edição do Programa de Incentivo Paraná Cultural, aberto até 28 de junho. Ambos são voltados para o público infantojuvenil.

Pelas características de sua proposta, o Trilhando pelo Paraná é um edital naturalmente voltado para o interior do estado. Afinal, as cidades que irão receber os espetáculos poderão ter, no máximo, 5 mil habitantes. O Programa de Incentivo Paraná Cultural segue a mesma linha, separando as inscrições em duas abrangências: Capital do Estado ou Municípios do Estado do Paraná (exceto capital).

Trilhando pelo Paraná

O edital Trilhando pelo Paraná selecionará dez espetáculos com 45 a 75 minutos de duração, que já tenham sido apresentados anteriormente, para a circulação no estado do Paraná em cem municípios de até 5 mil habitantes. Cada grupo deverá realizar duas apresentações em dez municípios, totalizando vinte apresentações. Após a circulação do espetáculo, cada companhia será contemplada com R$ 30 mil, totalizando o valor de R$ 300 mil do Concurso Trilhando pelo Paraná.

“Este edital reconhece o valor de artistas que literalmente vão aonde o povo está. Queremos fazer uma bela trajetória para o Trilhando pelo Paraná, dando a oportunidade de renda para trabalhadores e trabalhadoras. Será um momento em que a arte certamente será muito bem recebida por todos e todas nestes pequenos municípios. Esperamos que em breve os efeitos da pandemia se minimizem e possamos ter novamente a arte e a cultura em sua integridade”, afirma a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Programa de Incentivo Paraná Cultural

Para este edital serão selecionados projetos culturais nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Música, Artes Visuais, Humanidades e Artes Integradas, que sejam voltados ao público de um a 14 anos. O objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes instrumentos para formação de plateia, destacar a convivência familiar e comunitária, contribuir com meios de socialização, ampliação de conhecimento, experimentação e ludicidade por meio da arte e da cultura.

“Fizemos um levantamento para mapear e entender quais áreas demandam recursos que podem resultar em ações abrangentes e chegamos a esses três recortes para 2021. Estamos com grandes expectativas em relação aos projetos de todo o Estado”, afirma a superintendente.

Importante salientar que, no caso do Programa de Incentivo Paraná Cultural, cada proponente deverá inscrever apenas um projeto. O mesmo proponente que inscreveu o projeto na Lei Federal de Incentivo à Cultura deve ser o proponente a inscrever o projeto no Paraná Cultural.  SERVIÇO

Trilhando pelo Paraná
Inscrições até 15 de junho no site www.sisprofice.pr.gov.br

Programa de Incentivo Paraná Cultural 2021 – Infantojuvenil
Inscrições até 28 de junho no site www.sisprofice.pr.gov.br

Informações: [email protected]

Ibaiti - PR Atualizado às 01h55 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

Ter 34°C 19°C
Qua 33°C 19°C
Qui 29°C 18°C
Sex 27°C 17°C
Sáb 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes