Sábado, 17 de Abril de 2021 15:28
43 99806-1289
CULTURA CULTURA

Parque Ecológico da Mina Velha é inspiração para livro de poesia

A área de conservação, ponto turístico de destaque da região, e que carrega uma importante parte da história do município de Ibaiti, é fonte também de inspiração para a editora e poeta Nair Ferraz, que acaba de lançar o livro No caminho com os cronópios e outros percursos poéticos (Editora Patuá, 104 p).

30/03/2021 16h12 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: Texto: Fernanda ferraz / Foto: Heitor Nickel
Parque Ecológico da Mina Velha é inspiração para livro de poesia

O Parque Ecológico da Mina Velha (Ibaiti-PR) sempre despertou fascínio tanto para visitantes quanto para moradores da cidade de Ibaiti.

A área de conservação, ponto turístico de destaque da região, e que carrega uma importante parte da história do município de Ibaiti, é fonte também de inspiração para a editora e poeta Nair Ferraz, que acaba de lançar o livro No caminho com os cronópios e outros percursos poéticos (Editora Patuá, 104 p).

A autora, que atualmente reside em Osasco (Grande São Paulo), morou em Ibaiti entre os anos 2006 e 2010, mas guarda em sua memória os muitos momentos em que esteve no Parque Ecológico. “A ideia de possuir túneis de extração de carvão, perfurados em 1910, com pequeno cânion onde deságua uma cachoeira, formando uma piscina natural é fascinante. E não é algo que, com certeza, encontramos em qualquer lugar”, explica a poeta sobre sua admiração pelo lugar.

A homenagem poderá ser conferida no poema “Profecia” (p. 97), onde podemos encontrar trechos que remetem diretamente ao lugar: “Perfura a caverna,/Extrai seu combustível fóssil,/abre a passagem/ – acima, o rio não cessa/em sua superfície”. Segundo a poeta, ela buscou entrar em esferas da imaginação para dar voz à própria natureza mediante à intervenção do homem.

Além dessa homenagem, a poeta também contou com outras fontes de inspiração de grande destaque: o personagem icônico cronópio, criado pelo escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984), o qual a autora diz “emprestar o binóculo deste sensível personagem”. Além dessas aspirações citadas acima, podemos encontrar outras referências e temas abordados, ou melhor, outros percursos poéticos. “Esta minha primeira obra publicada tem muito sobre a minha história, sobre as pessoas que conheci, e, principalmente, a respeito de lugares pelos quais passei”, sintetiza Nair Ferraz.

O livro No caminho com os cronópios e outros percursos poéticos já está à venda e pode ser adquirido através do site editorapatua.com.br.

Leia a poesia na íntegra: 

Profecia

À querida Mina Velha

Perfura a caverna,

Extrai teu combustível fóssil,

abre a passagem

– acima, o rio não cessa

em tua superfície.

 

Abafa o som dos túneis

com tua majestosa cascata

tapa o eco dos trilhos

que invadiam

a rocha.

 

Deixa fluir tua seiva,

que nunca desiste de polir

os braços de teu rochedo

– abaixo, a saliva desliza

sob o tapete de folhas.

 

Estanca os pingos da caverna

com teus frágeis pilares

até que irrompa

e não interrompa mais

o percurso do rio.

 

Mergulha teus pés

na água ácida, empoçada

até que, com a queda,

massageie tua pele,

lapide sua alma.

Artes
Sobre Artes
Artes, Shows, Eventos, Livros, Espetáculo. tudo sobre a Cultura.
Ibaiti - PR
Atualizado às 15h27 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 29°

29° Sensação
7.6 km/h Vento
43.7% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens