As provas do concurso da Polícia Civil do Paraná (PCPR) em Curitiba neste próximo domingo (18) gera preocupação e fez com que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitisse um alerta sobre a covid-19. A expectativa é que 106 mil pessoas se reúnam na capital paranaense, o que pode provocar uma alta dos casos de coronavírus.
De acordo com a prefeitura, 55% dos concurseis são de outros estados e 45% são do Paraná. Com isso, a estimativa é que a rede hoteleira, restaurantes e os pontos turísticos de Curitiba devem aumentar a circulação de pessoas. O zoológico, por exemplo, reabriu hoje após quase um ano fechado.
Diante desse cenário, a administração municipal emitiu um alerta para que todos os setores sigam as regras sanitárias contra a covid-19:
Todas as regras em vigor na atual bandeira amarela podem ser conferidos aqui.
Além disso, a SMS ressalta que a Central 156 é disponível para que toda a população faça denúncias do não cumprimento das medidas sanitárias. Situações de aglomerações devem ser relatadas à Guarda Municipal, pelo 153.
O concurso da PCPR é realizado após ter sido suspenso no ano passado por conta da pandemia. São 400 vagas imediatas para os cargos de delegado, investigador e papiloscopista, de nível superior.
Outro cuidado é em relação aos sintomas das doenças respiratórias. A prefeitura de Curitiba recomenda que qualquer pessoa, inclusive os candidatos do concurso da Polícia Civil, que tenha tosse, febre, dor de garganta ou dor de cabeça notifique a Central de Atendimento pelo telefone (41) 3350-9000. O atendimento é feito das 8h às 20h durante todos os dias da semana.
Existe uma preocupação maior com pessoas que chegam da Amazônia, principalmente do estado do Amazonas. Nesta semana, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou cinco casos da variante P1 da covid-19 em Curitiba, sendo todos tendo origem de Manaus. Segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), quatro dos infectados passaram por atendimento em Curitiba e uma pessoa em Campo Largo.
O Paraná superou hoje a marca de 600 mil casos de coronavírus. Até agora, 271.275 pessoas já receberam vacinas. 308.972 doses foram aplicadas, sendo 37.697 doses da segunda aplicação.
Até agora, o Estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 538.900 doses, somados os imunizantes CoronaVac e AstraZenca/Oxford.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.