Pelo menos cinco pessoas caíram no golpe do Whatsapp clonado nesta quarta-feira (10), em Ibaiti.
Marginais estão usando a boa fé e até a ingenuidade dos usuários para roubar dinheiro.
São algumas formas de enganar o cidadão. Uma delas e a falsa live. Os falsários mandam uma mensagem aleatória para um número e convidam para uma live, sempre utilizando do nome de uma empresa importante na cidade. Quando a vítima responde à mensagem, o fraudador começa o processo de ativar o WhatsApp em um novo celular. A partir daí os bandidos clonam o celular e utilizam para pedir dinheiro para os amigos com os números da agenda telefônica.
Os golpes que clonam o WhatsApp de usuários para roubar dinheiro já se tornaram uma epidemia no país. Os primeiros casos foram registrados ainda no ano passado, usando informações de OLX e Mercado Livre para pegar vítimas, mas agora uma nova onda está ocorrendo no Brasil, mais ampla, trabalhada e perigosa.
Segundo mostram dados do Google Trends, as pesquisas sobre o assunto tiveram uma alta exponencial nas últimas semanas, principalmente em estados das regiões sul e sudeste. E qual a artimanha utilizada pelos criminosos digitais para roubar quantias de dinheiro rapidamente? Tirar proveito da inocência de usuários desavisados.
A recomendação é desconfiar de pedidos estranhos e sempre conferir antes de clicar em qualquer link.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.