Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 07:12
43 99806-1289
GERAL FAMÍLIA

HOJE - Programa Amor Exigente, Mãos Acolhedoras de Ibaiti promove reunião às 19h30m

Será no Salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua

05/02/2021 08h29
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: InformePolicial
Ilustrativa
Ilustrativa

O Conselho da Comunidade e voluntários de Ibaiti, convida a comunidade da região, para a primeira reunião presencial do AMOR EXIGENTE: “MÃOS ACOLHEDORAS”, que acontecerá nesta sexta-feira (05),  às 19:30h no Salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua, tendo como objetivo  apresentar para a sociedade o programa Amor Exigente e seus benefícios para a família e sociedade como um todo, principalmente lares desestruturados ou em condições vulneráveis, na maioria atingidos pelo alcoolismo, drogadição e comportamentos inadequados.]

O AE existe no Brasil há 35 anos e é feito por voluntários, que atuam por meio de grupos de auto e mútua ajuda para família e escola, servindo como orientação, apoio, prevenção e restauração de pais e familiares que se sentem afligidos e impotentes, pelos problemas dos filhos, parentes ou dos cônjuges.

O AMOR EXIGENTE é um programa inovador que atua com Grupos de Apoio e orientação aos pais, jovens e educadores para prevenir o abuso e a dependência do álcool e outras drogas.

O Grupo terá como objetivo apoiar e facilitar as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando à melhoria na qualidade de vida. E por desenvolverem um trabalho de utilidade pública, apoiando e orientando não só as famílias que tenham dependentes químicos entre seus membros, mas também, outros.

A iniciativa em trazer o Amor Exigente para a cidade de Ibaiti, foi do Conselho da Comunidade e voluntários, servirá para deixar uma boa semente que espera logo germinar considerando a grande demanda de famílias necessitando de apoio em nossa cidade.

O Pioneiro no programa Padre Haroldo J. Rahm, jesuíta nascido no Texas – EUA, já brasileiro, morando no Brasil desde 1964 e tendo feito de sua vida de serviços à jovens, mantinha em Campinas-SP, e ainda mantém uma Comunidade Terapêutica para recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. O Padre faleceu em 30 de novembro de 2019 com 100 anos, foi uma referência no acolhimento de dependentes químicos.

Padre Haroldo foi um ser humano muito especial, que ajudou e iluminou a vida de várias pessoas, deixando um enorme legado para ser seguido por todos nós. A missão dele foi colocar a palavra de Deus na mão do jovem, antes da droga. O lema que o missionário carregou a vida inteira e falava para todos os acolhidos era: "Não ao medo, sim ao amor".

Legado

O Instituto Padre Haroldo já foi reconhecido com prêmios nacionais e internacionais. Da terapia para dependentes químicos, ganhou notoriedade com um total de 15 serviços, todos mirando a mudança de vida, ao longo dos últimos 40 anos.

Todos os dias, 1,5 mil pessoas são atendidas e 6 mil vidas de familiares, amigos e vizinhos dos acolhidos, são impactadas, direta ou indiretamente.

Crianças se desenvolvem em atividades pedagógicas sobre prevenção contra uma vida na criminalidade. Gestantes e mães em situação de vulnerabilidade ganham abrigo e apoio para um recomeço. Pessoas em situação de rua são acolhidas e alimentadas. De diversas cidades do estado de São Paulo e do Brasil, chegam aqueles que buscam tratamento para vícios em drogas lícitas e ilícitas.

A Coordenadora de Curitiba Taise irá explicar os 12 princípios básicos do AE, onde os pais apropriando-se deste princípios se sentirão  mais seguros e possibilitarão que seus filhos mudem seus comportamentos.

A atuação dos voluntários que atuam no Grupo de apoio, são multiplicadores para difundir o programa em igrejas, clubes, no ambiente de trabalho e para amparar o próximo nos momentos de dor. A atuação será pautada em Princípios Básicos e éticos, responsabilidade social e espiritualidade pluralista, mobilizando em redes sociais para enfrentar adequadamente as questões relacionadas às drogas e violências.

Assim, o Amor Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da Espiritualidade e dos Grupos de auto e mútua ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-se a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.

O programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social amor-exigente, pois desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo oque torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e a corrupção em todas as suas formas são também, propostas do Amor Exigente.

Essencialmente, o Amor Exigente é um novo enfoque para verdadeiros e comprovados conceitos de educação. É uma proposta comportamental, destinada a pais, orientadores, educadores, e familiares em geral como forma de prevenir e solucionar problemas com os alunos, filhos, entes queridos. Em grupos de apoio e ajuda mútua do Amor Exigente, os pais, professores e familiares são encorajados a agir em vez de só falar; desencorajados de usar violência ou agressividade.

Assim, o Amor Exigente passa a representar compromisso concreto com ação social do nosso Estado, no desenvolvimento e colaboração com programa e instituições que se ocupem da ação primária, secundária e terciária ao uso abusivo de álcool e  outras drogas.

Num grupo de apoio podemos unir forças para vencer dificuldades que achávamos impossíveis! Nada mais encorajador que ouvir experiências semelhantes às nossas e aprender lições já alcançadas. Identificamo-nos melhor e temos mais apoio para reagir aos desafios da vida.

Num grupo de apoio trazemos os ensinamentos e vivências dos princípios, de forma íntima e pessoal, apontando assim um caminho a seguir.

Num grupo de apoio, à medida que nos engajamos, percebemos que esses vínculos criados ultrapassam tempo e lugar e nos tornamos uma família na qual podemos contar uns com os outros na hora de grandes aflições, como diria os nossos jovens “na hora que o bicho pega”.

As famílias estão passando por grandes dificuldades e podem  descobrira a maravilha que é um grupo de apoio para mudança de padrões comportamentais e atitudes equivocadas, transformando a convivência e a forma de se relacionar com aqueles que moram em nossa casa, “pois nada muda se eu não mudar.”

Ibaiti - PR
Atualizado às 07h09 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

19° Sensação
2 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.