Quarta, 27 de Janeiro de 2021 23:17
43 99806-1289
POLÍTICA COVID 19

Deputados paranaenses cobram pressa para início da vacinação contra o Covid no Estado

A cobrança está sendo dirigida aos governos federal e estadual

06/01/2021 10h29
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: Bem Paraná
Foto: Franklin de Freitas
Foto: Franklin de Freitas

Deputados estaduais paranaenses cobram dos governos federal e estadual, pressa nas providências para iniciar a vacinação contra o Covid-19 no Paraná. Médico, o deputado Tercílio Turini (CDN), diz que o Brasil precisa acelerar as medidas para iniciar a vacinação com urgência. Já o deputado Delegado Recalcati (PSD), encaminhou ao governo paranaense um pedido para que seja apresentado um Plano Estadual de Vacinação contra o coronavírus.

“Chegou o momento de o Brasil investir o quanto for necessário na compra da vacina, para garantir a saúde dos brasileiros”, diz Turini, lembrando que mais de 40 países já aplicam vacinas testadas cientificamente. “O Brasil não pode ficar adiando a decisão sobre a vacinação, por questões políticas ou burocráticas. Já existem vacinas eficazes de diferentes laboratórios. O momento é de agir e salvar vidas”, cobrou o parlamentar.

“Batalhei também com todos os deputados para o Paraná priorizar recursos na compra da vacina. Assim, a Assembleia Legislativa destinou R$ 100 milhões e o Governo do Estado mais R$ 100 milhões para aquisição imediata”, relata.

Recalcatti também apontou que nas últimas semanas, ao menos 43 países já iniciaram a vacinação. No documento enviado ao governo do Estado, o parlamentar pede prioridade para os servidores e trabalhadores da segurança pública e privada.

O parlamentar destacou que, desde o início da decretação do estado de calamidade causado pela pandemia, esses profissionais são considerados essenciais e em momento algum deixaram de atuar nas ruas e no atendimento ao público, mesmo correndo os riscos de contaminação. "O maior desafio era sair de casa para trabalhar com a garantia de voltar sem transmitir o vírus para os seus familiares", destacou ele.

No ofício dirigido ao governador Ratinho Junior, o deputado pediu prioridade para a imunização para as seguintes categorias: policiais civis, militares, rodoviários, bombeiros, penais e científicos, agentes socioeducativos, guardas municipais e empregados da vigilância privada. "Temos a certeza de que, com o esforço da ciência, a vacinação deva começar ainda nos primeiros meses do ano vindouro", defendeu.

"Como representante da segurança pública no parlamento estadual, tenho a obrigação de assegurar que os trabalhadores da área recebam tratamento prioritário", disse Delegado Recalcatti. "Mas obviamente os profissionais da saúde deverão ser os primeiros a receber a vacina", completou. "Por isso, é que estou pedindo a apresentação de um Plano de Imunização", justificou.

Ibaiti - PR
Atualizado às 23h11 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 29°

20° Sensação
2 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.