Quarta, 27 de Janeiro de 2021 22:30
43 99806-1289
PARANÁ PROGRAMA DO MEC

Paraná pode 'ganhar' duas escolas cívico-militares em 2021

O MEC divulgará em seu site a listagem das manifestações de interesse, bem como as vagas remanescentes e não preenchidas pelos estados e o Distrito Federal

28/12/2020 09h41
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: Bem Paraná
(Foto: Marcos Corrêa/PR/Divulgação)
(Foto: Marcos Corrêa/PR/Divulgação)

O Paraná pode 'ganhar' em 2021 (e nos anos seguintes também) novas escolas cívico-militares. Nesta segunda-feira, um texto publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União regulamenta a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Ecim) nos municípios, estados e Distrito Federal, com a previsão de implementação de 54 unidades de ensino neste modelo no próximo ano.

Conforme a portaria nº 1.071, assinada em 24 de dezembro de 2020 pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, os estados e o Distrito Federal receberão duas escolas cada um, sendo que os interessados em implantar o modelo deverão manifestar o interesse e, no dia 25 de janeiro de 2021, o MEC divulgará em seu site a listagem das manifestações de interesse, bem como as vagas remanescentes e não preenchidas pelos estados e o Distrito Federal.

"Caso existam vagas remanescentes, por falta de interesse dos estados para adesão ao Pecim no ano de 2021, será aberta a segunda fase de manifestação de interesse que contemplará os municípios localizados naqueles estados", diz a portaria do MEC. "Para o ano de 2021, será priorizada a implantação de duas Ecim em cada um dos estados e no Distrito Federal, que manifestarem interesse dentro do prazo estabelecido e divulgado pelo MEC, em um total de cinquenta e quatro Ecim."

Anteriormente, no dia 17 de dezembro, o Paraná já havia manifestado interesse em participar da implementação de Ecims. Na ocasião, um termo de adesão, assinado pelo governador Ratinho Junior e pelo ministro da Educação Milton Ribeiro, citou quatro colégios para possível implementação do modelo.

"Manifesta o interesse do ente em aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, para a implantação das Ecims: Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, na cidade de Curitiba, Colégio Estadual Vinicius de Moraes, na cidade de Colombo e Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves em Foz do Iguaçu, todos na modalidade Pessoal e a ECIM Colégio Estadual Profª Adelia Barbosa, na cidade de Londrina, na modalidade Recurso no ano de 2020, cujos compromissos serão detalhados no Acordo de Cooperação Técnica - ACT com o Ministério da Educação."

Ibaiti - PR
Atualizado às 22h28 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 29°

20° Sensação
2 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.