Quinta, 22 de Outubro de 2020 14:08
43 99806-1289
PARANÁ PANDEMIA

Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, é reaberta nesta manha de quinta-feira; mas há restrições

O fechamento do País aos estrangeiros vem sendo adotado desde março pelo governo dentro das ações para conter o avanço do novo coronavírus, que já causou mais de 150 mil mortes no

15/10/2020 09h07
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: Redação Bem Paraná com Estadão Conteúdo
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

A Ponte Internacional da Amizade foi reaberta, nesta quinta-feira (15)m depois de quase sete meses fechada por causa da pandemia. A fronteira liga Cidade do Leste, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A reabertura foi divulgada na noite desta quarta-feira, 14, pelo governo paraguaio, que divulgou um protocolo sanitário para a travessia de moradores pela ponte. A liberação também foi publicada no diário oficial do governo brasileiro, na noite de quarta, mas sem muitas restrições.

O governo federal flexibilizou a norma que restringe a entrada de estrangeiros no País e prorrogou por mais 30 dias a proibição de ingresso de visitantes de quase todas as nacionalidades e apenas por rodovias ou por transporte aquaviário. A medida não alcança o Paraguai, o que permite a reabertura da fronteira com o país vizinho, nem impede o ingresso no Brasil por via aérea ou aquaviária de tripulação marítima para exercício de funções específicas a bordo de embarcação ou plataforma em operação em águas jurisdicionais.

Nos primeiros 15 dias, há restrição de horário para a entrada no Brasil e apenas veículos poderão entrar, das 5 às 14 horas, com retorno até a 0h.

A renovação da restrição parcial consta de portaria conjunta dos ministérios da Casa Civil, Justiça, Infraestrutura e Saúde publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de ontem.

Na manhã desta quinta-feira, 15, o presidente Jair Bolsonaro destaca a decisão de reabrir a ligação com o Paraguai em uma rede social, divulgando o artigo sexto da portaria: "As restrições de que trata esta portaria não impedem a entrada de estrangeiros no País por via terrestre, entre a República Federativa do Brasil e República do Paraguai, desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro".

O fechamento do País aos estrangeiros vem sendo adotado desde março pelo governo dentro das ações para conter o avanço do novo coronavírus, que já causou mais de 150 mil mortes no País. Em um primeiro momento, o governo fechou a fronteira terrestre com países vizinhos e depois resolveu limitar a entrada de estrangeiros por voos internacionais vindos de alguns países. Ainda em março, a proibição foi ampliada e alcançou a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por voos internacionais e transporte aquaviário.

 

Como nas demais portarias, o ato de agora diz que o prazo da restrição poderá ser prorrogado, "conforme recomendação técnica e fundamentada" da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ibaiti - PR
Atualizado às 14h05 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

27° Sensação
5 km/h Vento
51% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.