Sexta, 25 de Setembro de 2020 00:38
43 99806-1289
PARANÁ EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Com dias de calor e queda nos casos de Covid-19, turismo ganha força no Litoral do Paraná

Próximo fim de semana terá quatro dias de folga e deve movimentar as rodovias

01/09/2020 09h18
Por: Redação Portal Ibaiti Fonte: Bem Paraná/Rodolfo Luis Kowalski
(Foto: Franklin de Freitas)
(Foto: Franklin de Freitas)

Com os casos de Covid-19 aparentemente em queda no Paraná, o litoral paranaense já se prepara para voltar a receber turistas. No último final de semana, conforme relatos de hotéis e pousadas, o movimento já foi grande, em especial por conta do calor registrado em todo o estado.

Para o feriado do dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, e da Padroeira de Curitiba, Nosssa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 8, a expectativa é que, mais uma vez, haja grande procura por parte dos veranistas, inclusive com a possibilidade de reabertura das praias de alguns municípios.

Desde meados de março, quando o novo coronavírus começou a circular pelo Paraná, os municípios litorâneos, em especial aqueles com praias e mais procurados pelos turistas, tiveram de adotar uma série de medidas para restringir o acesso de pessoas de fora e tentar reduzir o número de contaminações. Por conta disso, barreiras sanitárias foram montadas, com a medição de temperatura de quem adentrava as cidades, exigência de comprovante de residência, preenchimento de formulários e até mesmo a interdição das praias.

Nas últimas semanas, diante da queda no número de novas contaminações, as restrições começaram a ser abrandadas. Em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, por exemplo, o acesso à cidade está liberado todos os dias da semana, sem qualquer tipo de barreira. Durante a semana, os calçadões e as praias também têm acesso livre, sendo interditadas a partir do final da tarde de sexta e assim permanecendo até domingo. Em breve, contudo, a tendência é que mesmo essas restrições sejam flexibilizadas.

Matinhos, por exemplo, publicou ontem um decreto, válido a partir de hoje (1ºde setembro), permitindo "o acesso e a utilização dos calçadões, do mirante (Pico de Matinhos) faixas de areia e água de todas as praias do Município de Matinhos, para a prática de atividades físicas individuais". Dessa forma, será possível aproveitar a praia mesmo aos finais de semana, embora ainda existam restrições: segue vedada a aglomeração de pessoas; a prática de esportes em duplas ou coletivos; e a utilização de qualquer estrutura para permanência no local, como cadeiras, guarda-sóis e caixas térmicas. Quem for à praia também terá de usar máscara, sob pena de multa e crime contra a saúde pública.

Em Guaratuba, a Prefeitura informou que uma decisão será tomada ainda hoje. Pontal do Paraná não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Movimento de visitantes aumentou no fim de semana

Nos hotéis e pousadas dos municípios praianos, o relato é de que o movimento turístico já voltou a crescer significativamente no último final de semana. Mesmo com as praias interditadas, os dias de calor acabaram incentivando as pessoas a pegar a estrada.

“Esse final de semana já foi muito bom para a gente. Estamos com lotação reduzida, mas tivemos 50% dos quartos disponíveis ocupados. Para o feriado, espero uns 70, 80%. Já temos bastante reserva”, afirma Leslie de Castro, gerente do Hotel Porto Fino, localizado em Pontal do Paraná.

No Mata Atlântica Park Hotel, localizado em Matinhos, a expectativa é parecida. “Esse final de semana que passou a procura aumentou de uma forma que não havia acontecido o ano todo. Para o feriado, já está tendo bastante procura, mas vemos que o povo ainda está preocupado [com a pandemia]”, aponta Marcel Holzmann, explicando ainda que o hotel está trabalhando com 50% de sua capacidade.

“Final de semana teve sol, calor, aí o pessoal sai de casa mesmo. Já no próximo final de semana, a previsão é de chuva. Estamos com procura fora do normal, mas já está menos que o final de semana que passou, até porque trabalhamos com piscina, cachoeira, e aí o pessoal fica meio assim de poder vir”, complementa.

Feriado da Independência pode ser ‘termômetro’ para a temporada

Tradicionalmente, o feriado de 7 de setembro serve para o litoral paranaense como uma espécie de termômetro com relação ao que está por vir para a alta temporada, oferecendo indícios sobre o que esperar a partir de dezembro, quando chega o verão, as festas de final de ano e também as férias escolares.

Para este ano, contudo, o que pega é a questão da interdição das praias aos finais de semana, restrição que, em alguns casos, já está afastando os turistas e pode ser um ponto crucial para medir a ‘febre por praia’ em tempo de pandemia, conforme relata Diogo, funcionário do hotel KaaKupê, em Guaratuba.

“A procura nossa foi grande [no último final de semana], mas a situação está meio constrangedora. Por conta do decreto municipal, as praias ficam fechadas nos finais de semana. Então está tendo procura, mas devido ao decreto, o pessoal acaba desistindo de fazer uma reserva para o feriado”, explica.

Ilha do Mel reabre parcialmente no final do mês

Outro dos principais pontos turísticos do litoral paranaense, a Ilha do Mel será reaberta para visitação a partir do dia 20 de setembro, conforme decisão divulgada após a aprovação do protocolo de segurança e higiene pelo Comitê Estadual de Situações em Emergência em Saúde Pública.

Fechado desde o dia 21 de março, o local terá o acesso liberado às regiões de Encantadas, Fortaleza e Nova Brasília. Já a ponta poeste da ilha, onde vive uma comunidade nativa de pescadores, continuará fechada para visitação.

Entre as adequações para a reabertura da Ilha do Mel estão o distanciamento social, cadastro dos visitantes e serviços, barreiras sanitárias e normas de higienização como, por exemplo, o uso de máscara de proteção e álcool gel disponível nos comércios.

Ibaiti - PR
Atualizado às 00h23 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 32°

20° Sensação
3 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens